terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Mercearias Finas 213

 

Num simples (?) Cozido de Bacalhau, com todos, concentra-se a sabedoria gastronómica de séculos portugueses. Pioneira terá sido a intuição do pescador que, na Terra Nova, pressentiu a qualidade desse peixe grande de águas frias; depois, essa invenção criadora, com certeza, feminina, de o escalar e pôr ao sol. Houve quem, depois de o demolhar e secar, lhe juntasse batatas, cebolas, cenouras e um ovo cozido, penca, e temperasse com sal, pimenta, azeite e vinagre, alho cortado em miudinho - assim se fez um prato tradicional português, pouco a pouco. Natalício, sobretudo.
Que fica bem acompanhado com um vinho branco encorpado ou até mesmo com um tinto de Monção.

6 comentários:

  1. Fez-me crescer água na boca! :)
    Mas eu já quebrei a tradição.
    Agora confecciono algo mais trabalhoso, usando os mesmos ingredientes , mas com o bacalhau sem pele nem espinhas, a batatas cozidas cortadas em rodelas, uma boa cebolada, grelos ou penca, tudo disposto em camadas, regado abundantemente com bom azeite, uma camadinha de broa esfarelada e vai ao forno para dourar ligeiramente . Tem a vantagem de se preparar tudo com horas de antecedência, e na hora de servir, é que vai ao forno.
    Sempre quentinho e come-se que é um regalo. :)
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bacalhau assado, também é comigo. E broa, naturalmente, no Cozido.
      Agradeço e retribuo.

      Eliminar
  2. Não sou apreciadora de bacalhau cozido. Às vezes como umas lascas de bacalhau porque gosto muito de grão. E das couves.
    Bom jantar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O assado por todo o ano, o cozido mais no Inverno.
      Obrigado, igualmente!

      Eliminar
  3. Um branco com "estrutura" é imbatível no bacalhau.
    Já, como refere, o tinto de Monção (Vinhão?) vai "a matar" com o bacalhau assado nas brasas, temperado com azeite onde ferveu alho, e cebola crua
    Boa noite

    ResponderEliminar