Esta obra de Alexandre Herculano, em três volumes, "Da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal "(1854/1855/1859), editada pela Imprensa Nacional, é considerada rara, por alguns alfarrabistas, muito embora apareça com alguma frequência, em leilões.
O meu exemplar dessa primeira edição, com um Ex-libris naïf mas curioso, custou-me no início dos anos 80, do século passado, Esc. 3.500$00, num alfarrabista de Lisboa, e está encadernado e em bom estado.
Em 1964, o "Mundo do Livro" (Catálogo 4), no seu lote 2715, anunciava a venda dos três volumes, por Esc. 500$00. Em Junho de 1992, no leilão Silva's/Pedro Azevedo (lote 439), a mesma obra foi arrematada por Esc. 16.000$00. Finalmente, na Net, hoje, no sítio da Cimélio Books (Cascais), apenas o 1º e o 3º volumes (obra incompleta, portanto) estão marcados para venda por US$ 140,07 dólares, o que me parece excessivo.
É um livro que se tem valorizado bastante, estas últimas décadas, sobretudo. Um bom exemplar, quer em brochura, quer bem encadernado (conservando a capa primitiva), não vale hoje menos de 250€; normalmente, aparece até à venda acima dos 300. Em leilões, por vezes, consegue-se mais barato - mas, por regra, não muito.
ResponderEliminarNão se importa de reproduzir a inscrição do ex-libris? Não conheço.
Cumprimentos,
G. R.
Não discuto os preços, até porque já tenho os livros...
ResponderEliminarSe clicar sobre, conseguirá com certeza ver melhor o Ex-libris, aumentado, que é de Tibério da Maia e Vasconcellos de Castro e Mendes (1892-1962).
Saudações.
Pois, elementar... De qualquer modo, agradeço-lhe a resposta. Tomei a liberdade de o copiar, porque de facto não o conhecia. Espero que não seja inconveniente (se for, apago a cópia).
EliminarEsteja à vontade.
ResponderEliminarBom dia!
Só por curiosidade, o ex-libris, e o livro pertenceram ao meu avô materno. Incrível encontra-lo aqui!
ResponderEliminarSempre é um reencontro...
ResponderEliminar