Seria uma temática bem interessante, a dos selos relacionados com a ilha (ou pequeno arquipélago) de Helgoland, no Mar do Norte, se não se desse o caso de as primeiras (20) estampilhas, que circularam no território, então inglês, embora impressas em Berlim, não tivessem sido objecto de várias falsificações e sucessivas reimpressões. Que, pela sua perfeição, muito dificilmente se distinguem dos selos originais.
A história de Helgoland é deveras atribulada. Até ao século XVIII, era domínio da Dinamarca, tendo passado, depois, para a posse da Inglaterra. Daí, grande parte dos selos (de 1867 a 1889) da ilha terem, como tema principal, a efígie da rainha Victoria. Em 1890, pelo tratado de Heligoland-Zanzibar, a Inglaterra cedeu à Alemanha os direitos do pequeno Arquipélago (que dista apenas 46 km. das costas alemãs), em troca da ilha de Zanzibar (África oriental). A partir desta data, Helgoland passou a usar selos germânicos.
Periodicamente, a Alemanha emite selos com motivos sobre a ilha. Na fila de baixo, e da esquerda para a direita, reproduzem-se, em imagem, 3 selos alemães de 1940, 1952 e 1972, respectivamente.
Sobre estes selos nada sabia. Aprendi.
ResponderEliminarFico contente pelo poste ter sido útil! Está justificado.
ResponderEliminar