Diversos sinais, pelas varandas de casa, levam-me a concluir que, do ponto de vista agrícola, a temporada 2019/20 foi extremamente atípica, para não dizer estranha. Várias plantas nem sequer floriram, outras não produziram fruto. Apenas a oliveirinha da varanda a sul manteve a sua fiel rotina, embora a safra (57 azeitonas) tenha sido das menores. Mas o melhor ainda estava para vir: hoje, nessa mesma varanda, deparei-me com o limoeiro, lá existente, com 9 florações bem recentes. Em finais de Outubro!? Não dá para crer...
2020 será mesmo o ano da natureza mais caprichosa de todas as que nos 53 anos que tenho, me lembro...
ResponderEliminarCreio que estou de acordo consigo, numa maior proporção (de anos)..:-)
EliminarUm bom Domingo.
Isto tem a ver com as alterações climáticas. Já li que há plantas e árvores que agora florescem duas vezes por ano, uma das quais em certas zonas são os jacarandás.
ResponderEliminarBom domingo!
É bem possível. Mas quanto aos jacarandás é devido à "memória vegetativa" (um embaixador brasileiro em Portugal [Dário Alves?] explicou isso): florescem na altura da Primavera brasileira e, na mesma estação, em Portugal.
EliminarRetribuo, cordialmente.
Os pimenteiros que semeei-o em março ou abril, estão muito crescidos e tiveram flores em maio ou junho que voaram com uns ventos muitos fortes que houve então. Agora um deles floresceu e já tem um pimento. Tudo estranho...
ResponderEliminarBom dia!
Quando costumam florescer? Não percebo nada de agricultura :-( Bom dia!
ResponderEliminarNormalmente pela Primavera ou pouco antes (fins de Fevereiro), mas, às vezes, atrasa-se a floração até ao máximo de Junho. Tem sido essa, pelo menos, a experiência cá de casa.
EliminarBom dia.