terça-feira, 10 de abril de 2012

Incursões Culinárias 12 : A propósito de Tartes

Para os meus leitores mais gulosos, devo confessar que prefiro salgados a "doces de colher". As incursões culinárias nasceram, essencialmente, de um gosto, porventura genético, para cozinhar e, sobretudo, da partilha do resultado, em boa companhia. 
Com efeito, considero a culinária a tarefa menos mecânica e repetitiva do trabalho doméstico, quando comparado à limpeza e ao tratamento da roupa. A aprendizagem de noções elementares permitiu, certamente, que a preparação de alimentos passasse a ser, frequentemente, um momento de elevação de espírito na sua conjugação de gostos, cheiros e recordações.
Vem tudo isto a propósito de uma tarte de maçã vienense cuja receita vi hoje numa revista alemã.


Cativou-me o aspecto, convenceu-me o recheio - de maçãs com natas e amêndoas - para experimentar um dia e guardei a receita. 
No entanto, atrás de Viena, Áustria, vieram outras memórias, sobretudo um dito de um familiar próximo que chamava aos austríacos os "camaradas de sapatos de atilhos" [= Kamerad Schnürschuh]. Sendo pequena, confesso que nunca percebi o alcance da caracterização dos austríacos, ficando apenas o tom depreciativo da expressão. Mais tarde, e com um contacto real, agravou-se, infelizmente, a falta de estima pelos vizinhos com quem se partilhava, apenas, a fala comum.
Posteriormente, e numa visita a Salzburgo, achei que o país até se vendia bem do ponto de vista turístico. Para os incautos ficam as "bolinhas de chocolate de Mozart" sem nunca terem ouvido qualquer peça musical da sua lavra.
Mas, apesar de tudo, e para elevação do espírito, hei-de experimentar um dia a famosa tarte de maçã vienense, lembrando, sobretudo, os cafés de Viena e as conversas do pianista Alfred Brendel.

Post de HMJ

1 comentário:

  1. Eu até nem desgostei dos austríacos, mas não dos de Salzburgo. Achei que parecia outra gente, outro país.
    E as "bolinhas de chocolate de Mozart" são bastante enjoativas.
    Fico à espera de saber dessa tarte de maçã. :)

    ResponderEliminar