Transcrevendo, parcialmente, o início da crónica:
" Uma das apostas de Verão de algumas televisões, como a NOW e a CMTV, ambas do mesmo grupo, é a transmissão em directo dos incêndios florestais. O dramatismo do relato assemelha-se, por vezes, ao das transmissões dos jogos de futebol, com a contínua e vergonhosa repetição das mesmas imagens, muitas de horas e dias diferentes. Só lhes falta gritar «gooolo!»."
Pedro Garcias, in Fugas, do jornal Público (16/8/25).
Horrível! Infelizmente, não é só na NOW e CMTV. Nos outros canais passa-se o mesmo. Transmitem a mesma imagem vezes sem conta, sem mudar o texto inicial: «estamos a ver»... uma imagem que é da véspera.
ResponderEliminarFinalmente, este ano, a ERC alertou os órgãos de comunicação social para o efeito que estas imagens têm nos pirómanos, o que se discute há anos. Há anos que os psiquiatras e psicólogos falam sobre o perigo da repetida divulgação de imagens de incêndios nas televisões.
Bom domingo!
É verdade, os canais generalistas alinham da mesma forma, por causa dos "shares", no mesmo populismo alarmista escandaloso. Uma vergonha! E, claro, há o efeito do contágio...
EliminarRetribuo os votos, cordialmente.
O problema dos canais ditos de "notícias" já em tempos invernosos têm poucas notícias para dar, já que este país é tão pequeno que não gera notícias suficientes para tantos canais.
ResponderEliminarLá vão contratando comentadores/opinadores e por vezes porta-vozes disfarçados de alguns partidos ... São aos montes!!! Até frazem fila para entrar em cena ... E depois é ver o contra-relógio dos moderadores que ao depararem-se com 4 ou 5 comentadores para apenas 20 a 25 minutos, interrompem, cortam a palavra aos mesmos, raindo a má educação e desrespeito que lá por serem até bem pagos mereciam mais gratidão pela chata deslocação aos estúdios.
Agora é Verão com a política de férias ainda menos notícias existem. Só sobram as desgraças dos incêndios.
E lá vão eles ocupar os tempos de antena até á exaustão (dos espectadores) com a exploração da infeliz desgraça alheia. Quanto mais desgraça melhor ... E o canal " ..." dá primeiro!! ... Alerta!! ... Exclusivo!! ...
É o país e a tristeza da nossa comunicação social que temos.
Abraço
Concordo inteiramente com aquilo que diz.
EliminarÉ minha convicção que o espaço televisivo piorou consideravelmente nos últimos anos. Acompanhando, aliás, o mundo dos jornais e a qualidade dos jornalistas. Falta de qualidade nos textos, erros de dicção, populismo acentuado. E a tropa fandanga dos "especialistas", às centenas, só dão infelizmente vontade de rir, pela verborreia de que são capazes.
Abraço cordial.