sábado, 21 de dezembro de 2024

A saber

 

Há mistérios insolúveis, que sabemos quase impossíveis de decifrar. Parauta, por exemplo, era o nome afectuoso por que tratávamos a empregada dos meus primos, mas já nenhum de nós sabe o seu nome natural, nem ela é viva para nos elucidar devidamente.
Sobre este quadro (2004) de Paula Rego, intitulado "A Bruxa de Lordosa", que foi vendido em Londres, recentemente, por meio milhão de euros, tecem-se várias teorias. Na tela se agrupam, pelo menos, Salazar na horizontal e já falecido, a múmia paralítica cavaquiana e a sua "afilhada" Leite, mas também a actual ministra da Cultura. Será?
Quem souber da história, que esclareça.

6 comentários:

  1. A única figura, plausível de ser identificada, seria o senhor narigudo que está deitado. A ser Salazar, lá na ideia grotesca da pintora, então, a figura deitada sobre ele deverá se a Dona Maria, não?
    E a figura de cabelo branco, vestido à Frei João, não considerou a semelhança com o dr. Mário Soares, desesperadamente agarrado à sua pequena Maria Barroso? São as bochechas de um e as bochechas de outro parecido, um tal de MEC...
    Noite serena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suas hipóteses avançadas são bem plausíveis.
      Um bom Domingo!

      Eliminar
  2. Recebi há dias por email esta imagem com o título «A Bruxa de Penedono». Penedono, terra de feiticeiras e, pelo que deduzi e acertei, terra natal da atual ministra da Cultura. Identifiquei logo a visada. A vingança serve-se gelada.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, a tela também aparece com esse título.
      E o diferendo vem da "Casa das Histórias", ao que parece.
      A megera está bem retratada...
      Boa tarde!

      Eliminar
    2. Sim. E como fez bom trabalho -😡- na Casa das Histórias (e anteriormente mo MNAA), suspeito que Miguel Pinto Luz, ex-vice-presidente da CM Cascais, a tenha sugerido para ministra da Cultura - aqui retratada para a posteridade. 🤣
      Boa semana!

      Eliminar
    3. Paula Rego, dizem, não podia com ela...
      Boa quadra natalícia!

      Eliminar