sábado, 30 de novembro de 2024

Vinhos

 


O jornal Público promove hoje, no seu suplemento Fugas, uma lista de vinhos que aconselha para este Natal. Sobre a relação, gostaria de deixar algumas breves notas pessoais:

Dos 30 vinhos (brancos e tintos) seleccionados apenas 1 é produzido por uma adega cooperativa nacional. Do conjunto, os preços vão de 9,49 euros, o mais barato, até ao mais caro, de 100 euros. Creio que não há um único vinho da Bairrada. Não deixa de ser uma desconsideração flagrante. E uma falta de isenção, porventura.

Não sendo eu um especialista na matéria, apenas um amador atento, atrever-me-ia a deixar uma pequena contribuição para uma lista mais inclusa e de preços mais comedidos. E destacar 2 enólogos que prezo, pela sua competência profissional: Jaime Quendera, da Cooperativa de Sto. Isidro de Pegões, pelo seu branco, Colheita Seleccionada. E Miguel Oliveira, da Adega Cooperativa de Silgueiros, pelo seu vinho tinto. Nenhum destes vinhos excede os 3 euros, no preço de venda.

2 comentários:

  1. De vez em quando compro vinhos de Pegões. Hei de experimentar o de Silgueiros. Obrigada pela dica.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tinto Dão, muito equilibrado, vem na marca branca do Continente e, julgo, também no P. D.. Terá de confirmar no contra-rótulo, em letras mais pequenas, se é de Silgueiros.
      Bom resto de fim-de-semana!

      Eliminar