O jornal Público promove hoje, no seu suplemento Fugas, uma lista de vinhos que aconselha para este Natal. Sobre a relação, gostaria de deixar algumas breves notas pessoais:
Dos 30 vinhos (brancos e tintos) seleccionados apenas 1 é produzido por uma adega cooperativa nacional. Do conjunto, os preços vão de 9,49 euros, o mais barato, até ao mais caro, de 100 euros. Creio que não há um único vinho da Bairrada. Não deixa de ser uma desconsideração flagrante. E uma falta de isenção, porventura.
Não sendo eu um especialista na matéria, apenas um amador atento, atrever-me-ia a deixar uma pequena contribuição para uma lista mais inclusa e de preços mais comedidos. E destacar 2 enólogos que prezo, pela sua competência profissional: Jaime Quendera, da Cooperativa de Sto. Isidro de Pegões, pelo seu branco, Colheita Seleccionada. E Miguel Oliveira, da Adega Cooperativa de Silgueiros, pelo seu vinho tinto. Nenhum destes vinhos excede os 3 euros, no preço de venda.
De vez em quando compro vinhos de Pegões. Hei de experimentar o de Silgueiros. Obrigada pela dica.
ResponderEliminarBom fim de semana!
Este tinto Dão, muito equilibrado, vem na marca branca do Continente e, julgo, também no P. D.. Terá de confirmar no contra-rótulo, em letras mais pequenas, se é de Silgueiros.
EliminarBom resto de fim-de-semana!