A notícia é do jornal Le Monde, do passado dia 5/4/2019. Não só o anúncio da reedição de toda a obra de Georges Simenon (1903-1989), em 10 volumes, com ilustração de capas de Lustral, como a publicação de um guia ilustrado, Maigret. Traversées de Paris, de Michel Carly. Estas iniciativas destinam-se a marcar os 30 anos da morte do escritor belga.
Fui um leitor compulsivo de Simenon e da sagacidade do seu Comissário.
ResponderEliminarTenho quase de certeza todos os livros da Colecção Vampiro ( mais de 50 anos ) cujo custo era os 7$50 !...
São 73 os Vampiro com Maigret - também os tenho todos. A Miniatura tem mais 4 (42, 83, 89 e 107) Simenon.
EliminarTambém sou fã do Comissário Maigret.
Lemos e temos todo o Maigret em diversas edições (portuguesas e francesas), assim como o livro de receitas de Madame Maigret:-)
ResponderEliminarMas este guia de Paris não nos irá escapar!
Já a Biblioteca do Livro Policial em Paris, quando a tentámos visitar, para ver uma exposição de cartazes dedicados a Maigret/Simenon, encontrava-se fechada...
Agradecemos este lembrete precioso!
Uma boa semana!
Foi um gosto lembrar...
EliminarDos Maigret, se me faltar algum, é só dos pequenos contos (3/4 páginas) iniciais. Mas vale a pena entrar nos ditos "romances duros" de Simenon, em que há obras de grande qualidade.
Bom dia.
Já estive nessa biblioteca que é o mundo no respeitante à literatura policial e não só, de outras consideradas paraliteratura.
ResponderEliminarEsse livro de Michel Carly é uma reedição, talvez melhorada ou aumentada. Tenho esse livro, também editado pela Omnibus, em 2003 e custava €15,00.
Boa semana!
Não tenho o livro de Carly mas, em compensação, terei praticamente quase todos os Simenon. Em livros, seguramente, devem ser à volta de 150 volumes, em português e francês...
EliminarBom dia.
Bela iniciativa - e gosto da ideia do Guia. Bom dia!
ResponderEliminarSem dúvida!
EliminarUma boa semana.