Se por vezes basta um único poema (assim Diotima, de Alberto Lacerda, por exemplo, ou Bucólica, de Torga) para nos fazer lembrar um poeta, para sempre, e respeitá-lo, assim pode também acontecer com um único quadro, que nos desperta e motiva a conhecer a obra de um pintor, que desconhecíamos, até aí. Assim me aconteceu com a tela Lago Keitele, pintada pelo finlandês Akseli Gallen-Kallele (1865-1931), em 1905.
De uma família da média burguesia, Gallen-Kallele, cedo abandonou a Finlândia, fixando-se em Paris, no ano de 1884. Mais tarde, em 1894, vai para Berlim. Apesar de se integrar a escola do Simbolismo, inicialmente, liga-se ao grupo expressionista alemão Die Brücke, que acaba por influenciar a sua obra posterior. São também notáveis os seus trabalhos de ilustrador, nomeadamente, os que foram feitos para o livro Kalevale, do poema épico finlandês. Numa perspectiva nacionalista acentuada, dominante, na época.
Não queria deixar de fixar em registo, finalmente, uma tela que aprecio do período simbolista de Gallen-Kallele, intitulada O Rapaz e o Corvo, executada no ano de 1884.
Creio que por estes exemplos, nas imagens, se pode perceber o meu gosto por este pintor finlandês, talvez pouco conhecido...
Conhecia a primeira pintura (a paisagem), mas não as outras. Vou pesquisar. Bom dia!
ResponderEliminarTem quadros muito interessantes - vale a pena!
EliminarUma boa tarde.
Eu também conhecia a primeira pintura, mas acho que desconhecia o nome do pintor. Será que o APS já a tinha aqui postado? Também gosto de O rapaz e o corvo.
ResponderEliminarBom dia!
Não creio, MR, até porque só dei conta deste pintor há cerca de um mês.
EliminarBom fim-de-semana.
Nós desconhecemos quase tudo o que por esse mundo aparece,
ResponderEliminarfeito por artistas que muitas vezes ficam ignorados sem nunca
serem apreciados como deveriam. É assim e sempre será. Por vezes
somos tocados por uma pintura, um livro, um poema, uma música.
Só é preciso que a nossa sensibilidade dê sinal. E isso já é bom,
principalmente para nós!
Bom fim de semana.
Ser um grande país tem sempre grandes vantagens na divulgação da sua cultura.
EliminarEm pintura, pessoalmente, desconheço muitos dos pintores nórdicos e de leste. A poesia de língua espanhola (sul-americana, inclusivé), que é riquíssima, tem pouca divulgação em Portugal, também.
Como refere, o que conhecemos é ínfimo, até pelo tempo de que dispomos...
Retribuo os seus votos.