sexta-feira, 5 de julho de 2024

Memória 150

 


Aqui há 54 anos atrás (Domingo), em Braga, por esta hora, estava um grande calor semelhante ao da zona outrabandista, hoje, por aqui.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Divagações 195

 
O esquecimento pode ser uma tragédia, com a idade. Mas a repetição de narrativas, por lapso, é, no mínimo, um aborrecimento difícil de suportar, muitas vezes. A coberto da intimidade, devemos libertar a verdade, com prudência, e à medida da confiança que temos do outro. E da sua abertura e tolerância.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Curiosidades 105


Tália, Jampal (também conhecida popularmente por João Paulo) e Vital estavam, entre muitas outras castas brancas portuguesas, da região de Lisboa, e tal como o lince de Malcata, mais a Sul, em progressão acelerada para a extinção, aqui há uns anos atrás. O lince alentejano, extinto, foi recuperado graças à colaboração dos ambientalistas espanhóis e está hoje com uma população estável e progressiva nos seus antigos territórios nacionais.
Salutar e naturalmente, a Tália e a Vital foram-se mantendo na região de Lisboa. E graças a um brasileiro, de origem húngara, André Manz, que veio para Portugal, há cerca de 30 anos, a casta Jampal existe e produz vinho em Cheleiros (Mafra), sob a marca de Dona Fátima. Foi uma boa notícia que tive, pois cheguei a provar este vinho de Cheleiros, nos anos 70, que era muito agradável e apaladado.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Esplendor

 

Se o limoeiro e as oliveiras não nos trouxeram grandes alegrias este ano, o vaso das hortênsias, apesar de pequeno, floriu de forma exuberante, na varanda a Sul, como se pode ver pela foto tirada por HMJ, hoje.

Fausto Bordalo Dias (1948-2024)


Com as melhores memórias, imperecíveis, do venturoso ano de 1986.

Adagiário CCCLXVIII


 

Quem não tem cavalo, monta no boi.