domingo, 9 de junho de 2024

Apontamento 170: Profunda repugnância

 

                                                            [Heinrich Heine - 1797-1856]

 

Nachtgedanken

Denk ich an Deutschland in der Nacht,
Dann bin ich um den Schlaf gebracht,
Ich kann nicht mehr die Augen schließen,
Und meine heißen Tränen fließen.

(…)

Quando os ventos da Alemanha não correm de feição, como é o caso presente, lembro-me sempre do início dos versos de Heinrich Heine: [trad. livre: Quando penso na Alemanha durante a noite, então fico sem dormir ... ]

Ora, com problemas normais de insónias, é então esta noite que, por razões de peso, fico sem dormir.

Assistir, no ocaso da vida, a uma nova república de camisas castanhas, - i.e., e falando claro: uma quase República  NAZI - não desejava, nem merecia. 

Sem familiares na antiga RDA, nem aversão objectiva a Ossis, tenho vindo a reconhecer que os lutadores pela unificação da antiga RDA para com a BRD, pelos quais nutria um imenso respeito cívico,  devem estar PROFUNDAMENTE desapontados e tristes. Onde estarão, o que pensam desta vergonha nacional ?

Valeu a pena o seu esforço ? Afinal, a gentinha rude, que na altura não se manifestava, devia é gostar da autoridade, do controlo policial e do sempre presente chefe do partido, e, sobretudo, das migalhas do orçamento da SED e, como diz um amigo meu, das bananas que vinham dos países amigos !

Tanta vergonha de ver uma Alemanha assim.

Um PAÍS DE CULTURA a ser entregue de novo a arruaceiros ? 

Post de HMJ

4 comentários:

  1. É difícil as pessoas aprenderem a viver em democracia. E, principalmente, conviverem com a diferença, apesar de todas as declarações em contrário que façam.
    É perigoso, como se está ver em toda a Europa, deixar partidos não democráticos jogarem no jogo democrático. Não sei onde isto nos vai levar.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De HMJ para MR:
      O abuso da democracia por forças reaccionárias é um desafio para todos nós, diariamente denunciar a hipocrisia desta gentinha com apoios de uma massa acéfala que nem imagina o que lhes iria sobrar na sopa dos pobres dos "Chegas".
      Aos votantes da AfD da antiga RDA, já que não gostam da democracia da BRD, sugere-se que se candidatem a uma reunificação com o Império de Putin, agradecendo-lhe os antigos serviços secretos prestados no território e, não esquecendo, para se inscrever nas forças de combate para a Ucrânia.

      Eliminar
  2. Quando se fala em conviver com a diferença, parece que só há duas opções: ou se convive ou se é racista. Mas é mais complicado do que isso. Estou à vontade para falar, porque não sou racista, e convivo perfeitamente com a diferença, mas tal como muitas pessoas, não me agrada esta chegada descontrolada de gente, ao nosso país e à Europa. Vem o bom e o mau e muitas outras implicações. Penso que é isso que traz as pessoas apreensivas e descontentes e não a diferença, pois diferentes somos todos nós.
    Uma boa semana:))
















    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De HMJ para Isabel
      Pois, o problema da direita na Alemanha é mais grave, porque mina a própria democracia e os emigrantes são apenas um pretexto.

      Eliminar