terça-feira, 18 de junho de 2024

Apontamento 172: O supremo ataque à democracia

 


Tenho acompanhado, certamente com preocupação cívica e cultural, o progessivo avanço da direita na Alemanha, sobretudo nos antigos domínios da RDA.

Convenhamos: estamos a falar de “territórios” de cultura, entre outros, de cidades como Weimar, etc.

O que no meio deste descalabro tenho encontrado é uma inovação ainda mais preocupante, a saber: páginas oficiais na internet, como a do Turismo da Turíngia, com uma opção democraticamente degradante: i.e. o recurso a conteúdos com LINGUAGEM SIMPLES !

O que isto significa também quis saber: palavras simples, frases curtas e imagens.

Ou seja, "com papas e bolos se enganam os tolos."

Com efeito, uma mensagen social, cultural e política, com conteúdo substancial para esclarecer o cidadão, embora elaborada com a preocupação de legibilidade, não parece ter futuro. Entramos, portanto, no caos mental que os diversos poderes totalitários, a começar pelas redes sociais, nos pretendem impingir.

Lembrei-me, obviamente, da introdução da obrigatoriedade do ensino público na Alemanha, com registo, na imagem de 1712, na Prússia.

 

Convém lembrar que na Constituição da República de Weimar – cidade da Turíngia em epígrafe acima – de 1919, essa obrigatoriedade se estendeu a todo o território da Alemanha.

Perante esta degradação do sentido último – social, cívico e cultural – não haverá movimento democrático a inverter esta destruição da nossa convivência civilizada, lançando e promovendo o aperfeiçoamento espiritual contra os poderosos meios apostados na ignorância e no caos ?

Post de HMJ


Sem comentários:

Enviar um comentário