terça-feira, 31 de agosto de 2010
Provérbios que o não foram
Salão de Recusados XXIII : A Fénix Renascida (2)
Agosto : em louvor e despedida
Nunca é demais lembrar
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
A curva perigosa
Bibliofilia 27 : Sá de Miranda
domingo, 29 de agosto de 2010
Revivalismo Ligeiro XXI : Charles Aznavour
Favoritos XXXIV : Alan Brownjohn
Memória 37 : Ingrid Bergman
Da claridade de "Casablanca" ao Inverno de Golda Meir, passando por Bergman e a "Sonata de Outono", Ingrid Bergman, nascida a 29/8/1915, deixou um rasto luminoso inapagável.
Um pequeno "intermezzo" para começar esta noite de Verão
Louis Couperin, nascido em 1626, morreu a 29 de Agosto de 1661.
sábado, 28 de agosto de 2010
Jogos Infantis 7 - Croquet de mesa
Recomendado : Dois - The Dead (Dubliners)
A Felicidade na Catedral
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Queda de cadeiras : 2 Antónios, e eu
Filatelia I : o princípio
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Se não é música clássica, o que será? Ligeira não é...
Para quem goste, não perca: RTP2, 23,29ms....de vez em quando vem um cheirinho de serviço público...
José Moreno Villa
O que é um clássico? (2)
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Revivalismo Ligeiro XX : António Variações
É o terceiro Português do "Revivalismo Ligeiro", e acho que bem o merece.
Antonio Machado : Provérbios e Cantares
terça-feira, 24 de agosto de 2010
O castanheiro de Anne Frank, como motivo
Leituras Antigas XIII : Colecção Epopéia (brasileira)
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
O monólogo absoluto, a solidão inteira
Mercearias Finas 14 : Luís Pato
Recomendado : Um
domingo, 22 de agosto de 2010
(Re-re)vagar Português
Revivalismo Ligeiro XIX : Domenico Modugno
Era um tempo (explicação para os mais novos) em que os sentimentos se expressavam de uma forma um pouco dramática, mas sincera - no registo pessoano do termo. Vieram, depois, os anos 60, mais ligeiros, mais promíscuos, descomprometidos, experimentais... Depois os setentas, neo-renascentistas, recuperadores, mas apaixonantes com o 25 de Abril. Nos 80 voltou-se ao classicismo, a algum pragmatismo sólido, quase realista e sério. Há, depois, a perigosa curva dos quarenta, na minha geração ( e de que fala o Drummond). Agora, já não sei... "oliveira da eurídice", ms, não querem ajudar com um comentário?
Citações XLII : José Cardoso Pires
sábado, 21 de agosto de 2010
Curiosidades 14 : Don Florando
Em sequência : a Coudelaria de Alter
Perdoe-se-me a qualidade do vídeo, mas, em português, foi o mais razoável que encontrei. Há coisas melhores, da Alta Escola Equestre de Viena, e da Andaluzia. Até há uma Sinfonia Ecuestre, de Manolo Carrasco, espanhol - algo interessante. Mas preferi ficar-me por Portugal... Como sempre, defendemos mal as nossas coisas. Mesmo as que são boas, originais e de alta qualidade.
Salão de Recusados XXII : A Fénix Renascida (1)
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Andar, andar que um poeta / não necessita de casa...
A elegância do traço e o gosto da aventura : Hugo Pratt
Bibliofilia 26 : A Fénix Renascida
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Um livro comprado numa livraria de Montreal...
No aniversário de Nanni Moretti
Nanni Moretti, nascido a 19 de Agosto de 1953, é porventura o mais legítimo continuador dos grandes cineastas italianos do post-guerra. A violência, a sátira impiedosa, a política, bem como o humor na sua forma mais despojada, são alguns dos seus temas predilectos. Assim como a ternura e a sensibilidade humana perante o inesperado e a morte. Foi este último registo que escolhi, e que pertence ao filme "La Messa è finita".
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
O acaso e a necessidade
Em defesa de Antonio Salieri
Há lendas ou histórias que se colam, de forma quase definitiva, a figuras históricas ou personagens, sem que tenham o mínimo de verosimilhança. É o caso da peça de teatro de Peter Shaffer, que deu origem ao filme "Amadeus", de Milos Forman. Aí se define o carácter malévolo e invejoso de Antonio Salieri (1750-1825), que nasceu faz hoje, precisamente, 260 anos. O filme ainda sugere a hipótese do envenenamento e sequente morte de Mozart, a mando de Salieri. Ora, não há qualquer fundamento para este facto. Mas, quem viu o filme e mais não sabe, terá ficado com a ideia assente, na sua memória cultural. Como se costuma dizer o que é preciso é repetir, várias vezes, uma mentira, para que ela se transforme em verdade. O que é verdade é que Antonio Salieri foi um bom compositor e até foi, ao que parece, professor de música de Liszt e Schubert, entre outros.
André Malraux : pintura, fotografia e cinema
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Revivalismo Ligeiro XVIII : Albano Carrisi & Romina Power
A volta a Portugal dos pequeninos
Comic Relief (4) : nos 67 anos de Robert de Niro
Uma caricatura interessante de um dos grandes, e mais versáteis, actores americanos.
Favoritos XXXIII : Georges Simenon
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Fotografia, arte e vida
Memória 36 : António Nobre
domingo, 15 de agosto de 2010
4 Haiku do século XX (II)
A explicação do silêncio, com destinatário
O falar dos animais
Revivalismo Ligeiro XVII : Toto Cutugno
Ontem/hoje (noite/alta noite) foi um fartar vilanagem!, de bom cinema: "Almoço de 15 de Agosto (Pranzo di Ferragosto)" de Ginni di Gregorio e "Amarcord" de Federico Fellini. Da boa e "velha" Europa, pois claro.O que me fez pensar no pechisbeque quitche americano que polui as nossas salas de cinema - com escassíssimas excepções. Por isso, e para continuar na onda salutar da "velha" Europa, nada melhor do que uma canção italiana.
Bom dia!