terça-feira, 8 de abril de 2025

Uso pessoal 23

 


As grossas correntes, presas aos coletes, foram substituídas por ligações mais leves e chaves mais pequenas, consentâneas, como estas 3 da imagem acima.
Agrupam-se habitualmente por pares: chaves da rua e chaves de casa, mas podem ser mais variados os porta chaves pessoais, podendo conter ainda outros acessórios úteis anexos.
Diversos são os patrocínios para fazer propaganda a: marcas de automóveis, cafés, festas de província...

segunda-feira, 7 de abril de 2025

domingo, 6 de abril de 2025

Mercearias Finas 208

 

É um daqueles vinhos que, ciclicamente, naqueles truques foleiros e parôlos, algumas grandes superfícies reduzem, em promoção (sublinhando o facto...), para menos de metade do preço a garrafa*. (Só quem é distraído, não repara nesta estranjeirinha moderna comercial.) É por essas alturas que eu costumo comprar o Vinha da Coutada Velha, do Monte da Ravasqueira, de Arroiolos. Porque é lotado por três, das quatro grandes castas brancas autóctones portuguesas: Alvarinho, Arinto e Antão Vaz. E é bom.
A colheita de 2023, vinho branco (13º), combinou lindamente, com um caril de chôcos, que HMJ fez de forma original, na perfeição e de sabor, deliciosos.


* Que isto, e como diz o ditado: "Quando a esmola é grande, o pobre desconfia."

sábado, 5 de abril de 2025

Humor negro (23)

 

Realmente, à quadrilha já só falta esta especialização de actividade profissional...

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Talvez valha a pena...



...comprar este JL, saído ontem, para ler melhor Herberto Helder (1930-2015), falecido há dez anos atrás.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Suplementos literários

 
Lembro-me bem que, nos anos 50/70 do século passado, cada jornal que se prezasse tinha um suplemento literário semanal. À quinta-feira o "Diário de Notícias", o "Popular" e o "Lisboa", à quarta "A Capital" e por aí fora... A página literária do Diário de Notícias, orientada por Natércia Freire, era uma instituição, e contribuía, através das recensões isentas de João Gaspar Simões, para criar um critério de qualidade na leitura do país. A norte, n'O Comércio do Porto, Óscar Lopes desempenhou o mesmo papel crítico e pedagógico. Actividades que permitiam a grande parte do que se editava que tivesse um mínimo de qualidade literária. Também o jornal Público, que foi lançado em 1990, publicava, ao sábado, um bom suplemento cultural (Mil Folhas), que veio vindo a definhar tal como a qualidade geral do diário. Hoje em dia, à sexta-feira, o jornal insere apenas uma ou duas recensões a obras incaracterísticas no suplemento ípsilon.



Entretanto, a ocupar este vazio, começaram a aparecer uns blogues foleiros e manhosos, orientados por umas mulherzinhas cerzideiras e mercenárias que passam o tempo entre livros e tachos e que, pagas muito provavelmente por editoras pouco preocupadas com a qualidade dos produtos que editam, lhes fornecem títulos a metro e as fazem publicitar a mediocridade dos seus livros e obras para vender aos incautos leitores.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

terça-feira, 1 de abril de 2025

Citações DX

 

A verdade, tal como a luz, cega. A mentira, pelo contrário, é um belo crepúsculo que põe cada um dos objectos em destaque.

Albert Camus (1913-1960), in La Chute.

Megalomanias ianques


Não bastava o Canal do Panamá e a Gronelândia, agora a cobiça paranóica dos americanos estendeu-se até ao aeroporto das Lajes e, por acréscimo à ilha da Terceira (Açores), de que os trumpes consideram necessário tomar posse, por uma questão de "espaço vital"...
Só nos faltava mais esta! 

Adagiário XXXLXXVIII



 Ovelha cornuda e vaca barriguda não a troques por nenhuma.