segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Ideias Fixas 66

Com tantos comentadores e comentadoras, que vão ter uns dias enormes de conversas da treta, com tantas comentadeiras e comentadeiros a mandar bocas de bancada nos blogues, por falta de melhor e mais imaginativo assunto, será que um fabiano mais, no Arpose, valeria a pena ainda dizer uns dislates aparvalhados para o pagode? Acho que não. Ou então, como diz o povo: "Mais vale só do que mal acompanhado."
E não há emenda, lá acabei por dizer. Que S. Jerónimo, o das trovoadas, me perdoe!...

Uma fotografia, de vez em quando... (154)



Inicialmente bailarino de profissão, o inglês Colin Jones (1936-2021) cedo enveredou pela actividade de fotojornalista, e a sua vasta obra está documentada em jornais ingleses (The Times, The Guardian...) e outras publicações como The National Geographic Magazine.



Bem conseguidos, alguns instantâneos de Nureyev, mas também cenas do quotidiano inglês, das docas de Liverpool aos mineiros britânicos, destacam-se na sua obra polifacetada.





sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Duplicações



Houve um tempo em que eu me gabava de nunca comprar livros repetidos; ou de bisar filmes sem que por vontade expressa de os rever. Esse tempo definitivamente já passou e, de vez em quando, acabo por comprar um livro que já tinha, sendo que, muitas vezes, nem dou pelo erro de imediato. Recentemente, ao rearrumar as obras de Georges Simenon (1903-1989) dei pela duplicação das duas obras em imagem, acima. Por curiosidade, posso lembrar que Claude Chabrol, em 1982, realizou um filme (Les Fantômes du Chapelier), baseado neste conto da colecção Mosaico, e que tinha por actor principal Charles Aznavour. Um bom filme, aliás, como os críticos cinematográficos reconheceram, na altura.

Desabafo (67)



Às vezes, talvez por preguiça, abancamos em determinada realidade que, nem de longe nem de perto, coincide com o nosso gosto. Outras vezes, talvez por cansaço ou tédio, desistimos de afrontar a mainstream e o lugar comum que predominam. O esforço - e creio que é um pensamento íntimo - não merece confrontarmos o assunto, pela pequenez da sua importância. Mas sabe bem termos um sinal de alguém alheio que pensa connosco.
A ironia subtil, com que Ana Cristina Leonardo começa a sua crónica ( "Num dos seus momentos menos enigmáticos, escreveu Maria Gabriela Llansol: ...") na ípsilon de hoje, do jornal Público, já me fez ganhar a manhã e encarar o dia com boa disposição.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Bibliofilia 194

 

Com cerca de 204 anos, estas provas tipográficas  que conservei intactas na forma por que, então, as adquiri, têm o seu lado original, para não dizer exótico, a que nem todos os blogonautas estarão habituados. Ou eventualmente poderão conhecer. O livro, saído da Impressão Regia, viria a ter, rearrumado e cortado, 111 páginas numeradas. Atrás do pseudónimo de "Moço Academico", albergava-se um setubalense de nome Rodrigo Ferreira da Costa (1776-1821), formado em Leis por Coimbra e mais tarde (1804) em Matemáticas, que, na minha modesta perspectiva, não seria poeta muito prendado, embora tenha obra registada por Inocêncio (T. VII), com alguma dimensão...
Esta segunda edição de A Lyra Ingenua (1818), muito aumentada, teve a sua impressão primeira em Toulouse, no ano de 1804. Encontrei pela Net exemplares, da segunda, que se vendiam entre US$ 23,49 e US$ 58,19, consoante o seu estado de conservação.





quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Do que fui lendo por aí... 48



(...) Mãe e pai tinham para com as flores o contacto comum de qualquer pessoa apressada à volta de um ecossistema desnudadamente urbano. Passavam por elas, mas não as sentiam. Aqui e acolá, visitavam-nas nas pólis dos centros comerciais ou por ocasião de um funeral ou de um dia comemorativo. Mas mesmo aí, entravam como se entra num salão social onde a gente se acotovela e onde não é possível distinguir o bom do mau, o sensível do apático. Nessa amálgama de flores de tantos odores, nenhum fica na memória porque todos se confundem. (...)

António Bagão Félix (1948), in O cacto e a rosa (pg. 72).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Citações CDLXXIV



As boas maneiras são o pretexto daqueles que quereriam ter as más, de tempos a tempos. 

Bernard Pivot (1935), in L'Amour en vogue (Calman-Levy, 1959).

domingo, 23 de janeiro de 2022

Memorabília (20)

 

Longa vida teve e nobre fama esta revista O Tripeiro dedicada à cultura, história e interesses da cidade do Porto. Embora pontuada de algumas interrupções, publicou-se de 1908 até 1993, contando 47 volumes, na totalidade, que a In-Libris vendia, há tempos, por 2.500 euros. O título é pertença, hoje,  da Associação Comercial do Porto. A revista teve uma distinta série de colaboradores que iam, quanto a textos, de Alberto Pimentel a Cláudio Basto, passando por Ramalho Ortigão, e, na iconografia,  António Carneiro, Dórdio Gomes, entre muitos outros artistas.
Tenho na minha biblioteca, apenas 4 números de: 1947, 1963, 1968 e 1970. Todos eles interessantes.



sábado, 22 de janeiro de 2022

Interlúdio 82


Algo exótico e encenado, da Letónia, com uma certa graça etnográfica... E para animar o fim-de-semana.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Balancete



O limoeiro da varanda a Sul sempre foi um fanfarrão: muito promete, nada se aguenta ou produz como resultado final. Tem ficado sempre tudo pelo caminho. Nesta altura de Janeiro, consegui contabilizar, por defeito, o seguinte: 23 brotos, mais 11 já floridos e ainda 8 limõezinhos já formados e visíveis. Pois se estas oito "promessas" se aguentassem até serem frutos acabados já eu ficaria muito satisfeito. Veremos...



quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Falta de imaginação ou ignorância visual?



Constata-se, flagrantemente, que grande parte das capas dos livros que se editam em Portugal tem um grafismo indigente de bradar aos céus. As excepções são raras, pelo menos por cá. E uma boa parte das editoras usa bancos de imagens, indiscriminadamente. Depois, há as incongruências despropositadas e crassas...
Há dias, dei pelas capas do último romance de Javier Marías (1951): Tomás Nevinson, ao que parece na sequência de Berta Isla, editado pela Alfaguara. Pois esta casa impressora pespegou, nas capas da obra, fotos do célebre actor francês Gérard Philipe (1922-1959) que - julgo - nada tem a ver com o enredo do romance.
Penso que nem foi por oportunismo, mas por pura ignorância visual.
E será que terão pedido autorização à família do actor?




quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Eugénio, 99



Eugénio de Andrade (1923-2005) faria hoje 99 anos. O poema em imagem, publicado em A Phala nº 14, Abril/Maio/Junho 1989, creio que se encontra inédito em livro. Julgo que Eugénio de Andrade não terá tido oportunidade de o juntar a outros epitáfios, ou então não lhe terá achado qualidade bastante para o incluir num livro posterior. Aqui fica registado para lembrar o Poeta, no dia que seria do seu aniversário.

Nota: na perspectiva de melhorar a legibilidade do poema, aqui se reproduzem os versos:

Escrito no chão
(M.: in memoriam)

Chamo por ti, digo o teu nome
tropeçando sílaba 
a sílaba, repito com infinita
doçura o corpo inteiro do teu nome
para que voltes com a lua
cheia, ou com o sol de março:
tão necessário
à boca como o pão de cada dia;
chamo por ti e não respondes -
o rigor do frio, a sua teia branca,
por única companhia.

                                         Março, 1989

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Longevidade e ruínas



Não se pode dizer que tenha tido sorte com o Vinho de Colares. Cronologicamente, em 1979, de dois vinhos dessa região demarcada, que comprara na Parede, o saco de plástico, em que os trazia, rebentou em Alcântara e uma das garrafas partiu-se, tendo-se perdido o néctar que era bem antigo...
Como o Colares tem fama de longevo, por causa da casta Ramisco e do chão de areia, fui guardando algumas garrafas na minha adega (Chitas, Viúva Gomes...), mas também não tive grande sorte: uma boa parte delas foi condenada ao vinagre, para não se perder de todo. O vinagre é que ficou de excelência.
Depois, há convergências inesperadas. Ainda no sábado passado, e no Fugas do jornal Público, se falava efusiva e entusiasticamente das maravilhas de um Colares Viúva Gomes, tinto, da colheita de 1924. Ora hoje, em sítio impróprio e improvável, viemos a descobrir um Colares branco de 1916, da VNP, comprado há alguns anos, e de que já nem nos lembrávamos sequer.
Garrafa que, ao ser retirada do local inóspito, se quebrou, perdendo-se o néctar. Fica a foto, para memória futura deste triste desenlace.


domingo, 16 de janeiro de 2022

Bismarck e os seus animais de estimação


(...) Mas os verdadeiros amigos de Bismarck (1815-1898) não são dotados de fala. Ao mesmo tempo que a sua misantropia aumenta também o seu amor pelos cães, que o acompanham ao longo de toda a sua vida, mais tempo mesmo do que a própria mulher. Em todas as conversas, em todos os seus cadernos de apontamentos, pelo meio dos seus projectos, de decisões, de ordens, na Wilhelmstrasse como nas florestas, quer durante os seus períodos sombrios quer nos dias mais felizes: vemos sempre estes dois cães cinzentos ou negros que se assemelham ao dono, pois também eles eram  enormes e nervosos, audazes e perigosos. Há oito cães enterrados uns ao lado dos outros no parque de Varzin, próximo dos seus cavalos favoritos. Como as crianças, são os únicos seres em relação aos quais Bismarck dá provas de paciência e que o acalmam em vez de o excitar; como eles não pretendem nada dele, não lhe oferecem resistência, não falam nunca mas parecem, ao mesmo tempo, tudo compreender, o seu coração envelhecido apega-se cada vez mais solidamente a eles. «Gosto muito dos cães, porque eles nunca nos fazem sentir que procedemos erradamente»: estas palavras que ele pronuncia nos últimos dias da sua velhice revelam melhor a sua mais íntima maneira de ser. (...)

Emil Ludwig (1881-1948), in Bismarck (pg. 455).


quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Antologia 8



Será porventura uma Antologia mais extensa do que o habitual, mas Camilo Castelo Branco (1825-1890) foi, como se sabe, um autor muito prolífico, e bem merece. Aí vão os excertos:

A mentira no romance é uma nodoa, que nausea o publico ilustrado. Alexandre Dumas, escrevendo um romance intitulado «Martim de Freitas», obrigou este heroe a desembarcar em Mafra, nomeou-o alcaide do Castello da Horta, e fez nascer D. Sancho II na Palestina, onde foi baptisado por um tal monsieur d'Evora, arcebispo de Leiria! É uma cornucopia de asneiras este litterato, falando de Portugal.
(Scenas contemporaneas, 2ª edição, pg. 136)

Disse-me que em 18 mezes de namôro apenas lhe dera um osculo. Acreditei. Era assim que se amava em 1845. Os mais atrevidos davam dois osculos.
(Maria da Fonte, 1ª edição, 1855, pg. 361)

A respeito da assignatura pouco legivel dos reis constitucionaes, quer caligraphica quer orthographicamente, padre Casimiro póde citar o exemplo de um querido rei absoluto que, chegado á adolescencia, assignava-se Migel, num bastardinho de traslado com finos e grossos tão claros e legiveis que logo se conhecia que as cinco lettras diziam Miguel.
Já o seu inclyto avô, o snr. D. Affonso VI apprendêra a fazer o seu nome quando casou.
(Maria da Fonte, 1ª edição, 1885, pg. 387)

... e, a este proposito, repetiam as memorandas palavras do senhor Ferrer, lente de direito natural (Coimbra), aos seus discipulos: «meus senhores, quem não puder ser doutor, seja sapateiro.»
(Estrellas Propicias, 1ª edição, pg. 18)

A mãe de Tiburcio, assim que o padre transpoz a porta do carro, fez um trageito de ante-braço e mão que lá chamam «manguito». É um gesto anguloso que exprime mudamente todos os desdens e ironias figuradas da rethorica; não se acha assignalado como indecente nos compendios de civilidade, mas ainda não está bastante usado em desavenças de deputados nas salas das sessões onde se fazem as leis e os manguitos para a nação; usa-se, todavia, nas aldeia como expressão de solercia e fina velhacaria.
(Narcoticos, 1882, I, pg. 150)

Ninguem corteja, em distracção, um homem que apresenta letras de cento e vinte contos. A presença d'um millionario ensina mais cortezia que um compendio de civilidade...
(Vingança, 4ª edição, 1907, pg. 15)


quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Livrinhos 30



É raro este livrinho (12,2 x 7,5 cm.) de cem páginas, desencadernado, que foi impresso em Tânger, na Imprenta de la Misión Católica, no ano de 1901. O seu autor, Jaime de Ojeda, pertencia a uma família de diplomatas espanhóis e este relato destinava-se aos happy few de quem dele era próximo ou amigo. Da restrita tiragem de 100 exemplares, que não se destinavam a venda, coube este nº 43 à esposa do embaixador e poeta Alberto d'Oliveira (1873-1940). Hoje, integra a minha biblioteca.
Com dedicatória manuscrita do autor, o livrinho custou-me Esc. 450$00, em meados dos anos 80.



segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

As palavras do dia (44)



Mais uma façanha da salvífica justiça à portuguesa...
Irra!

Filatelia CXLVI


Muitas vezes, a ganância ultrapassa o sentido da conveniência. E vê-se, ostensivamente.
Os correios, ao menos os portugueses, com a perspectiva desmedida dos lucros, perderam o sentido da proporção, no que diz respeito à filatelia. Claro que isto resulta de terem à frente da instituição pessoas cuja ignorância sobre a especialidade é grande, a rusticidade é robusta e a cultura geral é nenhuma. Talvez percebam alguma coisa de economia, mas de uma forma muito enviezada e canhestra quanto ao assunto.
Ao permitirem que qualquer particular pudesse criar selos, desde que pagasse, com fotografias do próprio, de familiares ou até de amigos, prolongaram até ao infinito o número de selos possíveis do país. Em teoria, perante esta enormidade, acabaram com as colecções de selos, no seu sentido clássico, pela infinidade possível de emissões a existirem... Qualquer filatelista que se preze, deixaria de juntar selos portugueses, a partir daqui.




O pequeno álbum de selos que se apresenta acima, em imagem, data de 1931, e o seu anterior proprietário, inglês, dava pelo nome de John Willi, e tê-lo-á adquirido, ou foi-lhe oferecido, pelo Natal desse ano. O filatelista teria chegado a ter 919 selos. Este bonito álbum, editado pela Stanley Gibbons, que era e é, ainda hoje, talvez a maior casa filatélica do mundo, tinha 200 páginas com casas para colar selos, em parte, de todos os países do mundo. Nesta altura, e para se ver, já a nossa tendência para o excesso ou incontinência era grande: Portugal já tinha emitido 542 selos. Enquanto a Inglaterra, sempre comedida e pragmática, pusera em circulação, até ao Natal de 1931, apenas 438 estampilhas. E a parcimoniosa e poupada Holanda calvinista contava 248 - pelos vistos, chegavam-lhe para as necessidades postais e para os seus coleccionadores de selos.
Por cá, como se vê, já era um fartar vilanagem!...



domingo, 9 de janeiro de 2022

Da Janela do Aposento 70: Cuidar dos "doentes"

 

A falta de um amplo compartimento em casa apenas dedicado à oficina de trabalhos manuais, costura e encadernação, obriga-me sempre a soluções de compromisso, quando a disposição mental e a disponibilidade de espaço o permitem.

Como há sempre muitos doentinhos cá em casa, em lista de espera e com achaques ligeiros ou mais sérios, a oficina volante lá se instalou na sala após a arrumação das decorações de Natal.

Não faltam nesta oficina “hospital” visitas para aconchegar os doentinhos. A foto acima mostra, portanto, o senhor papel, sentado na primeira cadeira. Segue-se a senhora cartolina e cartões, conversando com a sua comadre, a senhora das peles. Todos muito atentos e virados para a mesa das operações, onde tudo está à mão de semear para tratar dos enfermos.

O “doente” que pedia mais insistentemente o seu atendimento foi o exemplar abaixo reproduzido e que tinha a sua capa dividida em duas partes. O anterior proprietário fez uma asneira da grossa: colou as duas partes com fita cola. A marca fica, pois, até ao fim da vida útil. Depois de tirar com cuidado a má da fita, restaurou-se a capa, colando no verso uma folha de papel japonês para reforçar o papel e sobretudo as badanas.

Os leitores bem sabem que os exemplares de impressos do fim do século XIX, início do século XX, sobrevivem, e mal, apenas com uma folha de papel mais encorpado a servir de portada. Por outro lado, estes livros têm uma lombada pouco resistente e, por isso, costumam marcar a consulta com frequência, pedindo um reforço  das “costas”, i.e., a encolagem da lombada, assim como um tratamento das folhas iniciais, anterior e posterior, aplicando o remédio do papel japonês.

Em cima da mesa já estão alguns doentes despachados, outros em tratamento mais prolongado, dentro da prensa, e outros ainda à espera de oportunidade.

Já deixei um aviso à porta do “hospital”: É favor marcar a sua consulta com brevidade, uma vez que o espaço será encerrado nos próximos dias.

Infelizmente, esta oficina só poderá funcionar em ambulatório !

 Post de HMJ

 


sábado, 8 de janeiro de 2022

Últimas aquisições (36)


Por razões várias as minhas compras de livros, usados sobretudo, têm diminuído substancialmente nos tempos recentes. As visitas aos alfarrabistas, por sua vez, também têm decrescido muito. A mais recente foi para ir buscar, à rua da Misericórdia, um livro que HMJ tinha reservado.
Não pude deixar de fazer uma rápida vistoria à banca central da loja e acabei por escolher 2 livros, em muito bom estado, que provavelmente teriam vindo da biblioteca da germanista Maria Leonor Machado de Sousa (1932-2021), que fora também directora da BNP. E que falecera em Setembro passado.
O livro editado pela Gallimard, em 1972, na sua colecção Poésie, decepcionou-me por não ter sequer um estudo introdutório à obra lírica do ensaísta e poeta francês. Pelo contrário, o célebre estudo de Marañón publicado pela Tavares Martins (Porto) teve um aparato gráfico e geral de muito boa qualidade. Editou-se em 1947, na sua versão portuguesa.

Memória 141



A correspondência antiga na sua forma clássica  e formal é, muitas vezes, uma fonte inesgotável de informação e pormenores ligados à realidade. Presente e futuro, pelas circunstâncias conhecidas, não prometem grandes correspondências...
O postal (em imagens), datado de 12/7/1933, foi enviado de Bruxelas pelo diplomata e poeta Alberto d'Oliveira (1873-1940) para a sua filha, Maria d'Oliveira Reis, em Lisboa (rua da Escola Politécnica 195), tendo sido reexpedido (13/7/1933) para o Estoril (Hotel Palácio), onde porventura a dita Senhora passava férias de praia, nessa altura do Verão.
Adquiri o bilhete postal, nos anos 80, na rua do Alecrim, porque na época ia a meio de um pequeno trabalho sobre o poeta António Nobre (1867-1900), de quem Alberto d'Oliveira fora grande amigo. E ambos tinham habitado, enquanto estudantes da universidade de Coimbra, a conhecida Torre de Anto, que Oliveira conservou alugada até 1939. A Torre vem impressa, em jeito de ex-libris, no verso do postal. Na caligrafia, algo críptica de Oliveira, consegui descortinar uma referência ao escritor Carlos Malheiro Dias (1875-1941).


quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Divagações 176


A ironia, usada no dia a dia, pode ser, pela minha experiência pessoal, uma fonte de equívocos, ou até, por extremo limite, causar danos irremediáveis numa relação humana. Aliada à atenção, sensibilidade, mas creio que também à inteligência, essa figura de estilo tem que se lhe diga, e temos que ter em conta os interlocutores em presença, ao utilizá-la. Se Camilo e Eça abundantemente dela se serviram e, no último dos escritores, ela se torna mais perceptível, a ironia camiliana nem sempre é muito evidente nas suas novelas e romances: há que catá-la com mais atenção, numa leitura cuidadosa.
Quanto a nós, sem veleidades literárias, quotidianamente, teremos dela que fazer um uso parcimonioso, para não sermos mal interpretados, como muitas vezes acontece...

Citações CDLXXIII



Na província, a chuva acaba por se tornar uma distracção.

E. e J. de Goncourt, in Idées et Sensations

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Da leitura 50


Nos Ensaios Recentes 2006--2017, a páginas 167/8, e na recensão a Platero e eu, de Juan Ramón Jiménez (1881-1958), J. M. Coetzee (1940) tece algumas considerações muito originais sobre os olhos de alguns animais, que, parcialmente, passo a transcrever:

"Além do permanente olhar da criança, existe um segundo olhar mais óbvio no livro: o do próprio Platero. Os asnos, para os seres humanos, não são criaturas de uma beleza especial - não são tão belos (para ficarmos só nos herbívoros) quanto as gazelas ou os cavalos -, mas têm a vantagem de possuir lindos olhos: grandes, escuros, líquidos - cheios de alma, como às vezes dizemos e emoldurados por longos cílios. (Os olhos pequenos e avermelhados dos porcos nos parecem bem menos bonitos. Será por isso que não nos é facil amar esses animais inteligentes, amigáveis e engraçados? Quanto aos insetos, seus órgãos de visão são tão diferentes dos nossos que não é fácil encará-los com algum afeto.)" 

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Pinacoteca Pessoal 180



Pintor, artista gráfico e poeta bissexto, o russo Boris Grigoriev (1886-1939), destacou-se sobretudo pela qualidade dos seus retratos, onde sobressai o de Rachmaninov, com os esboços preparatórios que o antecederam. Tem também algumas telas curiosas que retratam a vida nos campos soviéticos.




Na juventude chegou a viver e estudar em Paris, sendo um admirador da obra de Paul Cézanne. O gosto pelas viagens e a curiosidade pelo mundo fê-lo chegar às Américas, Finlândia e Alemanha. Incluído habitualmente na escola impressionista, a sua obra é, no entanto, suficientemente pessoal e original.



segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Miscelânea cinéfila de Ano Novo


O nevoeiro de Amarcord (1973), de Federico Fellini, filme que vi ontem, fragmentariamente, antecipou-se em premonição curiosa à neblina de hoje, real. A mesma nebulosidade e mau tempo que aparecem no final de Casablanca (1942), na altura da partida do avião para Lisboa, que também passou na TV. Nos filmes, porém, tudo parecia arrumado nos seus lugares. E limpo.
Não era o caso da javardice que vi, esta manhã, em volta dos contentores do lixo, quando saí  para comprar o jornal. Tive mesmo que contornar os equipamentos, para poder meter embalagens, garrafas e papéis pela abertura dos contentores. Pelo chão, móveis partidos a monte, um grande espelho quebrado, chinelos rotos, e até 2 pneus ao deus dará...
O sentido de limpeza parece ter desaparecido desta gentinha composta de Brutti, sporchi e cattivi (1976) que parece cada vez mais alastrar pelas nossas sociedades ocidentais... Também Ettore Scola se foi antecipando, retratando em filme a javardice e as porcas maneiras, em todo o sentido por este mundo fora.

domingo, 2 de janeiro de 2022

Um pequeno Álbum de Família



Matilde (2000)

Por ti começa a esperança de mais longe
pudesse ser a vida. Noutra forma
seja de amor que veio adolescendo
seja da parte que faço de tu seres. 

Rita (2008)

Que sombra de pensar-te ainda em nome
tão sem saber o tudo que transportas
e tanto de carinho, que esse sim
nem nomeá-lo sei de tão intenso.

Carolina (2010)

Tão leve passa, brisa, coruscando
os negros olhos a sedução inata
no elegante passar, sabendo bem
se rendem ao encanto sendo inato.

Tiago (2012)

Que novelo de sol e de ternura
irrompe pelo dia um sorriso quente
poucas palavras, ainda, neste tempo
os olhos a falar quanto não diz.


António de Almeida Mattos (26/7/1944--2/1/2020).


Nota: inéditos e não datados, estes 4 pequenos poemas do Poeta, são um legado imaterial e afectuoso aos 4 netos.

sábado, 1 de janeiro de 2022

Bibliofilia 193



Sucinto (234 páginas), embora suficientemente informativo, este Diccionario Mythologico, Historico e Geografico, editado em 1823, seria bem útil a quem se interessasse ou estudasse Humanidades. Do seu autor pouco se sabe e Inocêncio (T. IV-272 e T.. XII-258) pouco nos diz. Professor em Viseu, José Bento Said teria sido obrigado a exilar-se, em 1828, por questões políticas. (O seu apelido deixou-me alguma curiosidade...)



A obra, que comprei ainda no século passado, embora não recorde o seu preço, creio que não terá sido cara. A Livraria Santiago, alfarrabista, tinha um exemplar para venda a 45 euros. Se o miolo do meu livro está íntegro e perfeito, a encadernação do mesmo está a necessitar de um profundo restauro. 

Adagiário CCCXXXI



Enquanto não é tempo de muda, caçai comigo aos perdigotos.