quinta-feira, 16 de maio de 2019

Mais uma listagem


A escolha é ampla e abrangente, embora o título quase pareça dramático. A tradução do livro (960 páginas) não me pareceu das melhores e a revisão é descuidada. As ilustrações são de qualidade notória. A selecção é inclusiva e contempla até livros policiais, com apenas um senão, para mim:  o nome de Simenon não consta.
De livros portugueses, há 34 entradas que vão de Os Lusíadas, de Camões, até Lídia Jorge (O Vale da Paixão), passando por Camilo, Aquilino, Torga, Agustina, Mário de Carvalho. O autor mais representado é Lobo Antunes, com 5 obras. Seguem-se Saramago (4) e Eça, com 3 livros. Do conjunto nacional, 9 nunca os li.
Podia ser pior. No meio de tantas sumidades, haver cerca de 3,5% de autores portugueses, só prova a liberal generosidade do professor Peter Boxall (1969), da universidade de Sussex (Inglaterra)...

8 comentários:

  1. Tenho uma destas edições mas dedicada ao cinema. Fiquei bastante curioso, mas o facto de Lobo Antunes ter 5 livros em 1001 para ler antes de morrer deixou-me perplexo!
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre um lado parcial nestas escolhas, muito embora, e no que se refere a Portugal, não haja ausências clamorosas de escritores. Pessoa, por exemplo, tem 2 entradas. L.A. vende-se bem por toda a Europa (eu não sou fã) e até Bloom e Steiner o apreciam... Isto acaba por contar.
      Boa tarde.

      Eliminar
    2. Um dis destes irei consultar este livro, fiquei curioso em descobrir os ausentes, segundo o meu gosto:-)
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
    3. Livro pesado, por ser em papel couchet, tem uma magnífica iconografia - só por isso, vale a pena folheá-lo.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Pelo menos (e como o livro, usado, me saiu barato...), tem a virtude de nos chamar a atenção para alguns nomes que, porventura, conhecemos mal.
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. Trinta e quatro livros não é mau para a literatura portuguesa. Lobo Antunes: cinco livro que não lerei antes de morrer. Hei de espreitar este livro.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei um perdulário, este Boxall, naquilo que nos diz respeito. Do Lobo, li 2 e chegou-me... E há 3 ou 4 nomes portugueses que eu nunca incluiria, tendo em vista a proporção da qualidade de muitos dos estrangeiros.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar