terça-feira, 27 de setembro de 2016

Pequena história (43)


Eu creio que as mulheres, de uma forma geral, são mais discretas sobre os casos e o seu passado amoroso; e os homens, mais gabarolas...
Ao ler A América dia a dia, de Simone de Beauvoir (1908-1986), fui verificando que as alusões directas a Nelson Algren (1909-1981) são mínimas e muito pouco explícitas. O escritor norte-americano, posteriormente ao caso que os reuniu, deu com a língua nos dentes, de forma algo desabrida e até desagradável. O amor, quando corre mal, transforma-se, por vezes, em ódio ou desencanto grosseiro.
Foi a irmã, Hélène (1910-2001), que deu a notícia, a Simone de Beauvoir, da morte de Algren. A escritora francesa não terá reagido, nem manifestou emoção alguma, aparentemente, na altura. Mas, ao que dizem, quando foi a sepultar levava ainda no dedo o anel que Nelson Algren lhe tinha oferecido, em 1949.

12 comentários:

  1. E tendo em conta o anel, palavras para quê? :-) Ai, o poder dos símbolos...dizem tudo...:-))
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade..:-) Simbolicamente, está tudo dito.
      (por cá o calor voltou, com temperaturas a rondar os 30º...)
      Noite tranquila para si, Sandra!

      Eliminar
  2. Andei por aqui a ver os posts da última semana e a actualizar-me:)

    Boa noite e continuação de boa semana:)

    ResponderEliminar
  3. acho que as mulheres guardam a esperança de viver o sonho até mais tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez. O ritmo das sensibilidades também difere, muitas vezes.

      Eliminar
  4. Descrição não me parece que fosse uma característica de Simone de Beauvoir, que em mais de uma das suas obras, ficcionadas ou não, estampou a sua vida. E ela publicou Lettres à Nelson Algren, que eu li. Ele nunca deixou que as suas cartas fossem publicadas. Teremos de esperar por 2052 paras ler. Já não é para nós. A não ser que a lei dos direitos de autor mude. :)
    Pelas cartas, que já li há muitos anos, romperam porque Algren não queria mais viver naquele triângulo - triângulos que eram muito do gosto de Beauvoir e Sartre.

    ResponderEliminar
  5. Agradeço as precisões que veio trazer a este poste.
    Desconhecia que Simone tinha publicado as cartas que escrevera a Algren... Sabia que "Les Mandarins" é bastante autobiográfico e que terá sido dedicado ao escritor norte-americano, mas nunca li o livro.
    Mas isto dos desencontros amorosos provoca vinagre, quase sempre, de ambos os lados..:-)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  6. 'O ritmo das sensibilidades também difere' - bela expressão que tantas vezes se aplica na vida e nos seus desencontros.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito da pequena história, e são estes detalhes que muitas vezes permitem ir um bocadinho mais longe na procura da verdade, claro que é necessário cuidado com interpretações exageradas, é inegável o simbolismo do anel, eu acrescentaria que, todos nós temos objectos que mantemos, justamente porque nos reconduzem a um passado, a um momento em que fomos muito felizes.
    P.S Penso que MR queria dizer discrição, se for o caso podem corrigir, de qualquer maneira em qualquer dos casos peço que apaguem este post scriptum que utilizo apenas por impossibilidade de chamar a atenção mais discretamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora ficção, a leitura de "Les Mandarins" (que eu nunca li) poderá ajudar a entender o tipo de relação estabelecida porque, no romance, lá aparecem, sob outros nomes, Sartre, Camus, Algren e Simone...

      Eliminar